Documentário ‘Vale dos Isolados’, do Globoplay, vence Prêmio Gabo de jornalismo

Documentário ‘Vale dos Isolados’, do Globoplay, vence Prêmio Gabo de jornalismo
Filme mostra os conflitos no Vale do Javari, na Amazônia, e investiga as circunstâncias das mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, em 2022. 'Vale dos Isolados' vence prêmio Gabo de jornalismo
O documentário Vale dos Isolados: o assassinato de Bruno e Dom, do Globoplay, com direção de Sônia Bridi e roteiro de Cristina Krist, recebeu nesta sexta-feira (5) o Prêmio Gabo de Jornalismo na categoria imagem. A cerimônia foi realizada em Bogotá, na Colômbia.
Assista ao documentário no Globoplay.
O filme se debruça sobre os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, em junho de 2022, vítimas de uma emboscada. O crime repercutiu no mundo inteiro. Cinco homens estão presos pelo crime. Ninguém foi julgado até agora.
"Vale dos Isolados" revela como a negligência do Estado fez ressurgir um ciclo de violência no Vale do Javari, região da Amazônia com o maior número de indígenas isolados no mundo.
"É um projeto corajoso e poderoso, que leva ao mundo uma mensagem muito importante contra o silenciamento, através da reconstrução das últimas horas de Bruno Pereira e Dom Phillips, assassinados por negligência estatal na região do Vale do Javari, na Amazônia", disse o júri do Prêmio Gabo, formado por Carmen Aristegui (México), Ana Brigida (Portugal) e Miguel Salazar Aparicio (Colômbia).
O prêmio é concedido pela Fundação Gabo, fundada pelo jornalista e escritor colombiano Gabriel García Márquez, ganhador do Nobel de Literatura.
Documentário 'Vale dos Isolados' vence Prêmio Gabo de jornalismo na categoria imagem
Reprodução/ Globoplay
Para gravar "Vale dos Isolados", a equipe do Globoplay passou mais de cem dias na região onde o crime aconteceu, mostrando os conflitos e investigando as circunstâncias das mortes de Bruno e Dom.
Em 2023, o filme ganhou no Brasil o Prêmio Vladimir Herzog de anistia e direitos humanos, na categoria vídeo.
"É preciso que as pessoas compreendam o tamanho da barbaridade que aconteceu ali e toda a cadeia de acontecimentos que levou ao que aconteceu. Nós mostramos quem são as pessoas que vivem no Vale do Javari, a riqueza cultural, a riqueza do conhecimento deles da floresta. Eu acho que a gente conseguiu passar também um pouco disso no meio de tanta tragédia, né?", disse naquela ocasião a jornalista Sônia Bridi.
Outros premiados
O Prêmio Gabo tem cinco categorias: texto, cobertura, imagem, fotografia e áudio. Ao todo, foram 2.170 candidaturas inscritas.
"A noite dos cavalos: o maior resgate equino da América do Sul", reportagem publicada na revista mexicana Gatopardo, ganhou em duas categorias, texto e fotografia, algo inédito.
O projeto "Amazon Underworld" ("O submundo da Amazônia"), que envolveu mais de 30 jornalistas de 11 países, foi o vencedor na categoria cobertura. A equipe foi liderada pelos veículos InfoAmazonia (Brasil), La Liga contra El Silencio (Colômbia) e Armando.info (Venezuela), mapeou o ecossistema criminal nas fronteiras amazônicas e seu impacto nas comunidades da região e no meio ambiente.
Na categoria áudio, ganhou o podcast "As mulheres valentes: Guií Chaána (mulheres que tecem)", sobre uma comunidade de mulheres indígenas em Oaxaca, no México.